O que as pessoas fazem quando tem de reformar seu apartamento?
Independente do tamanho da sua reforma, a primeira providência a ser tomada quando você que reformar seu apartamento é informar ao síndico sobre as suas intenções de reforma. O Síndico é o responsável legal por toda alteração que é feita no edifício e tem como obrigação avaliar o que pode ou não pode ser feito.
Embora possa parecer burocracia desnecessária, na verdade, se fossem os nossos vizinhos mudando, iríamos querer ter a certeza de que a mudança dele não vai impactar na segurança estrutural da nossa edificação. E provavelmente, se anomalias forem encontradas após as obras, teríamos algum indício de onde provavelmente procurar o problema.
É por isso que além de um Laudo informando quais são as características de sua reforma, você vai precisar de uma ART que é a abreviação para Anotação de Responsabilidade Técnica, que será emitida por um (a) Aquiteto (a) ou Engenheiro (a) Civil, dando legitimidade técnica ao conteúdo do seu laudo.
Dúvidas Frequentes
Toda reforma precisa deste Laudo Técnico?
R.: Ah não ser que for uma reforma que você "carregue no bolso", como alguns pregos, uma latinha de tinta e um pincel, sim, você vai precisar de um Laudo.
Quero fazer uma abertura no meu apartamento, tirando uma parede, é possível?
R.: Não há uma resposta padrão. Vai depender das concepções estruturais do seu prédio. Mas nós conseguimos te ajudar.
O Engenheiro do Laudo precisa ser o executor da Reforma?
R.: Nós fazemos tanto a reforma quanto o Laudo. Não recomendamos que você se aventure no mercado com profissionais amadores. No entanto, é possível sim, responsabilizar-se apenas pelo Laudo e ter outra equipe ou outro profissional responsável pela execução.